Banco digital para Menores: 4 opções perfeitas para concurseiros
Conheça o melhor banco digital para menores que estudam para concursos.
Quem está se preparando para concursos públicos ou investindo em cursos para turbinar o currículo sabe que planejamento é tudo. Nesse cenário, o banco digital para menores surge como uma excelente ferramenta para quem ainda não atingiu a maioridade, mas já quer começar com o pé direito quando o assunto é finanças.
Se você está estudando, seja para um concurso ou para se qualificar melhor no mercado, entender como funciona o banco digital para menores e qual deles combina mais com sua rotina pode ser um passo importante rumo à independência financeira.
A importância da educação financeira desde cedo
Aprender a cuidar do próprio dinheiro é um dos pilares mais importantes da vida adulta. E o quanto antes esse conhecimento for colocado em prática, maiores são as chances de evitar dívidas, desenvolver hábitos saudáveis com o dinheiro e conquistar objetivos a longo prazo.
Para quem está estudando para concursos, isso também faz sentido. Afinal, planejar as compras de apostilas, cursos, transportes, alimentação e até mensalidades envolve controle e organização.
Ter uma conta digital ajuda não só a centralizar os gastos, mas também a visualizar onde é possível economizar e como melhorar o uso dos recursos. Agora que você já entendeu o porquê de começar a usar um banco digital desde cedo, vale a pena conhecer algumas das principais opções disponíveis no mercado.
Banco digital para menores
Muitos bancos digitais já perceberam que adolescentes e jovens estão cada vez mais preocupados com o próprio dinheiro.
Pensando nisso, algumas plataformas oferecem contas simplificadas (banco digital para menores) com boa usabilidade e sem taxas, ideais para quem está começando a vida financeira.
Banco Inter
O Banco Inter é, hoje, uma das opções mais completas quando se fala em banco digital para menores. Um dos maiores diferenciais é o fato de não exigir idade mínima para abertura de conta, desde que haja autorização e acompanhamento do responsável legal.
A conta não tem taxa de manutenção, o aplicativo é intuitivo e, por não oferecer crédito ou cheque especial, é perfeita para quem ainda está aprendendo a controlar os gastos.
Para quem estuda, é possível organizar despesas com cursos, livros e materiais sem se preocupar com tarifas ocultas.
Além disso, o Banco Inter oferece funções de controle familiar, o que ajuda os responsáveis a acompanharem os gastos dos menores. Um recurso que promove educação financeira na prática.
Nubank
O Nubank também tem conquistado o público jovem com sua conta digital voltada para adolescentes. A empresa permite abertura de conta a partir dos 12 anos, desde que o menor tenha CPF e autorização dos responsáveis.
A conta de banco digital para menores Nubank vem com cartão de débito internacional, integração com Pix, transferências gratuitas e um app super fácil de usar. Tudo isso sem anuidade nem taxa de manutenção.
Para quem está estudando para concursos ou frequentando cursos online, o Nubank também permite organizar os pagamentos por categorias e consultar extratos detalhados, o que ajuda muito na hora de entender para onde vai o dinheiro.
PicPay
O PicPay também entrou na disputa entre os melhores bancos digitais para menores. Ele oferece uma conta sem mensalidade, com interface simples e recursos interessantes para quem busca praticidade.
Apesar de ser mais usado para transferências e pagamentos, o PicPay vem ganhando espaço como opção de banco digital para estudantes e jovens aprendizes. É possível controlar pagamentos com QR Code, fazer Pix e receber ajuda dos pais em tempo real.
Embora ainda não tenha funções bancárias tão completas quanto o Inter ou o Nubank, é uma boa alternativa para quem busca algo funcional e sem complicações.
Mercado Pago
Para quem costuma fazer compras no Mercado Livre, o Mercado Pago pode ser uma boa pedida. Ele é uma conta digital sem mensalidade, e permite que o usuário realize pagamentos, receba dinheiro e controle suas finanças com bastante autonomia.
Embora o foco principal não seja o público menor de idade, o Mercado Pago é uma opção viável para jovens que contam com a supervisão dos pais e desejam movimentar valores com segurança, especialmente se usam a plataforma de e-commerce.

A integração entre o app e a loja facilita o uso dos valores para comprar materiais de estudo, livros e até pagar cursos online, de forma rápida e segura.
Qual é o melhor banco digital para quem está estudando?
A resposta depende muito da sua realidade e das necessidades do dia a dia. Se você busca um banco digital para menores, com funções bancárias tradicionais e controle total dos gastos, o Banco Inter é a escolha mais versátil.
Independente da escolha, dar o primeiro passo rumo à organização financeira já é um grande diferencial para quem está focado nos estudos, seja para um concurso ou para a construção de um futuro profissional melhor.
Gostou do conteúdo? Veja mais!
> Amanhã encerram as inscrições para o Concurso da Guarda Municipal
Não deixe de nos seguir no Facebook e conferir mais conteúdos do Curso Agora Eu Passo. Fique por dentro das principais dicas sobre Finanças para Estudantes.