Você já ouviu falar que a faculdade de Medicina poderia ser feita 100% online? Pois isso vai mudar. MEC cursos ead anunciou novas diretrizes que afetam diretamente a forma como alguns cursos a distância serão oferecidos no Brasil.
A partir de 2027, áreas como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia não poderão mais ser oferecidas exclusivamente na modalidade EAD.
A decisão vem acompanhada de regras mais rígidas que valem tanto para instituições quanto para estudantes, com o objetivo de garantir mais qualidade e preparo prático aos futuros profissionais dessas áreas.
Mudanças MEC cursos ead começam em 2027
Pelo novo padrão, todos os cursos dessas áreas deverão ter, no mínimo, 20% da carga horária com aulas presenciais, em laboratório ou ambientes controlados.
Além disso, todas as provas e avaliações obrigatoriamente serão presenciais, o que muda completamente o funcionamento de muitas graduações que hoje são 100% remotas.
Outro ponto importante: mesmo as atividades online precisarão ser síncronas, ou seja, com participação ativa dos professores e estudantes em tempo real. O modelo tradicional de aulas gravadas será reduzido, especialmente nos cursos voltados à saúde e ao direito.
As regras foram publicadas como parte da nova estratégia de regulação do MEC, que já vinha sendo discutida há meses com conselhos profissionais e instituições de ensino.
Por que o MEC decidiu mudar as regras?
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a mudança é uma resposta à expansão descontrolada de cursos online em áreas que exigem muita prática e contato humano.
Só na área da saúde, por exemplo, o número de matrículas EAD cresceu mais de 600% nos últimos cinco anos. Para o ministro, isso representa um risco à qualidade da formação.
“Não se forma um médico, um enfermeiro ou um psicólogo apenas com videoaulas. É preciso contato, prática, supervisão e vivência”, afirmou em coletiva.
As novas regras do MEC cursos ead buscam também dar mais segurança à população que será atendida futuramente por esses profissionais, além de responder a críticas feitas por entidades como a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal da OAB.
Estudantes atuais não serão afetados
Se você já está matriculado em um curso EAD nessas áreas, pode ficar tranquilo: quem ingressar até 2026 poderá concluir o curso pelas regras atuais, sem necessidade de mudança no formato. A transição será gradual, e as novas normas passam a valer para os cursos iniciados a partir de 2027.
Para as instituições, isso significa um tempo de adaptação. Elas deverão reformular os projetos pedagógicos, garantir estrutura para aulas presenciais e ajustar seus polos de apoio.
O MEC também informou que os MEC cursos ead precisarão passar por novas avaliações presenciais para continuar funcionando.
Gostou do conteúdo? Veja mais!
> Edital PF 2025 finalmente chegou? Largue na frente!
Não deixe de nos seguir no Facebook e WhatsApp e de conferir mais conteúdos do Curso Agora Eu Passo. Fique por dentro dos principais concursos e cursos do Brasil.